APLV E DIETAS DE RESTRIÇÃO MATERNA
- Alice Coca
- 3 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de alergia diagnosticada nos primeiros meses de vida. Algumas crianças a desenvolvem ainda quando estão em aleitamento materno e outras somente quando é introduzido leite de vaca ou fórmulas infantis (derivadas de leite de vaca). Os sintomas podem se manifestar por via respiratória como a asma brônquica, via gastrointestinal como diarréia, constipação e sangue nas fezes, ou de forma cutânea com petéquias sob a pele, porém em ambas as formas o ganho de peso é prejudicado.
Em crianças em aleitamento materno exclusivo, é muito importante que a mãe siga uma dieta de exclusão de leite de vaca e derivados, o que pode ser prejudicial se feito de maneira errada, pois a exclusão desses alimentos sem orientação e sem a devida substituição pode gerar perda de peso materna com conseqüente impacto na qualidade do leite, visto que a época em que a mulher está amamentando requer um aporte energético e nutricional maior.
Hoje em dia existem diversos produtos isentos de leite e derivados, porém nem sempre são a melhor opção devido ao baixo valor nutricional e aumento da densidade calórica, ou até mesmo devido a falta de qualidade do produto entre tantos que são encontrados no mercado.
Por isso é muito importante fazer um acompanhamento nutricional e ter opções saudáveis e adequadas de alimentos e preparações que substituam os alimentos retirados na dieta de exclusão.
Procure sempre um nutricionista que oriente a melhor forma de fazer a dieta, dando opções de substituições saudáveis para que nem a mãe e nem o bebê saiam em prejuízo nutricional.
A informação é a melhor arma que temos.
Comentários